top of page

Como funciona o sistema de saúde na Coreia do Sul?

Atualizado: 19 de mai. de 2022

Alguma vez já te bateu aquela curiosidade em saber como funciona o sistema de saúde sul-coreano? Se sim, continue por aqui porque falaremos um pouco mais sobre isso no post de hoje!


Por ser um dos pilares mais importantes quando pensamos no desenvolvimento de uma população, a importância de um sistema de saúde confiável e acessível nunca se mostrou tão necessária e evidente quanto o que vimos durante a pandemia, não é mesmo?


Graças ao desenvolvimento de tecnologia na área médica, a qualidade de vida da população coreana tem melhorado cada vez mais. A moderna e sólida infraestrutura de saúde do país permitiu lidar com grandes crises, como a da Covid-19, que apesar de ter enfrentado um dos maiores surtos iniciais do mundo fora da China, conseguiu conter o vírus rapidamente devido à elaboração de estratégias focadas na prestação eficaz de serviços que acompanhassem os esforços de desenvolvimento social e econômico.


Mas como funciona o sistema sul-coreano de saúde? Ele é composto por dois subsistemas: um que se baseia no seguro saúde com gerenciamento público, financiado com recursos privados – que adota a compra de serviços nos prestadores privados - e sob a responsabilidade de uma única seguradora, a Corporação Nacional de Seguro Saúde (National Health Insurance Corporation), que cobre 96% da população; e um programa de saúde pública, chamado Medical Aid, com financiamento público através de impostos, voltado para pessoas de baixa renda, que cobre 4% da população.


Além deles, com o crescimento da expectativa de vida na Coreia, surgiu mais um sistema em 2008, o Programa de Seguro de Cuidados de Longo Prazo, baseado em um sistema de seguro social voltado para pessoas idosas com sérias limitações na realização de atividades diárias. Esse sistema é financiado por contribuições efetuadas pelos segurados e subsídios governamentais, e por copagamentos pelos beneficiários, e cobre cerca de 3,8% da população idosa.







Referências:


📝: SONG, Y.J. “The South Korean Health Care System”. International Medical Community. Disponível em: < https://tinyurl.com/2m99neaw>.

📝: “A resposta da Coreia do Sul à pandemia de COVID-19: lições aprendidas e recomendações a gestores”. SciELO Public Health. Disponível: < https://tinyurl.com/22psc6xm>.

📝: LEE, J.H. “Como a Coreia do Sul construiu um sistema de saúde para vencer a COVID-19”. Project Syndicate. Disponível em: < https://www.project-syndicate.org/>.

✍️: @llarissavt

🎨: @juuhloureiro

Revisão: @jady_lim

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por A Coreia Autêntica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page