Educação na Coreia - O Ensino Superior e Cursos de Verão na Coreia do Sul
- A Coreia Autêntica
- 2 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2022
A Coreia do Sul, que vêm sendo o holofote no setor de entretenimento, também é reconhecida pela excelência de seu setor educacional! Sabia disso? Caso a sua resposta seja não, continue a acompanhar mais o post e conhecer como funciona o ensino superior e os curso de verão na Coreia!

Em uma pesquisa que foi desenvolvida sobre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), ela ficou em:
1º lugar em matemática;
2º lugar em leitura;
4º lugar em ciências.
O Ministério da Educação, assim como as universidades sul-coreanas têm promovido ativamente a educação do país pelo mundo com a intenção de atrair o olhar de estudantes internacionais e melhorar a competitividade com outros destinos de estudo.
• Mas como funciona o ano letivo na Coreia do Sul?
O ano letivo é dividido em dois semestres. O primeiro vai de março a agosto e o segundo, de setembro a fevereiro. Entre eles, há dois períodos de férias: no verão, de julho a agosto; e no inverno, de dezembro a fevereiro.
• Tipos de instituições:
A Coreia do Sul possui 3 tipos que são Faculdades comunitárias (junior colleges), com cursos de dois a três anos de duração. Seguindo por universidades, com graduações de quatro anos de duração e por último escolas de pós-graduação.
Entre elas também são conhecidas as as Cyber Universities (universidades online), que cresceram amplamente nos últimos anos graças ao desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação no país, e formam um quarto grupo, para providenciar educação no formato online (conhecido como e-learning). Essa última recebeu muito destaque agora com a pandemia.
Destas instituições, as universidades são divididas em três tipos, que são Universidades nacionais as quais são fundadas e mantidas pelo governo central; Universidades públicas que são fundadas pelo governo local; e Universidades particulares as quais são fundadas por organizações educacionais privadas sem fins lucrativos.
• Bolsas de estudo
Com todos esse destaque e procura que o país está recebendo nos últimos anos, o crescimento pela procura em bolsas oferecidas pelo governo sofreu um aumento significativo. A Coreia do Sul tem um grande número de bolsas disponíveis para estudantes internacionais. Das quais as mais generosas são fornecidos pelo governo sul-coreano. A mais prestigiada e concorrida é a Global Korea Scholarship, ou conhecida pela sua sigla, GKS. Esta bolsa cobre seus voos, aluguel, taxas de matrícula, até 70% de suas despesas básicas de vida e um programa intensivo de língua coreana. O objetivo é torná-lo fluente em coreano ao final da graduação. A GKS o incentiva fortemente a realizar pesquisas acadêmicas e científicas durante seu programa de graduação.
Essa bolsa mencionada acima abrange vários países, dentre eles, o Brasil. Todos ano são abertas as inscrições para tanto Graduação como para Pós-graduação/Mestrado/Doutorado. Sendo as aplicações em Outubro e Fevereiro normalmente para cada uma delas.
Os cursos de coreano são oferecidos em institutos de língua coreana, que muitas vezes são parte integrada de universidades. Eles são bastante populares entre estudantes internacionais interessados em cursar uma instituição de ensino superior na Coreia do Sul. Toda semana, os alunos passam por 15 a 20 horas de aulas, durante dez a 12 semanas. Alguns cursos também incluem eventos e passeios culturais pela região, para que os estrangeiros se familiarizarem com a história e os costumes sul-coreanos, e pratiquem o idioma em diferentes ambientes.
As escolas sul-coreanas continuam a levar seu nome em destaque, não apenas no Leste Asiático, mas no cenário mundial. As escolas de maior prestígio são a Universidade Nacional de Seul, o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) e a Universidade Sungkyunkwan. Dentre elas, a KAIST se destaca por receber um número considerável de alunos estrangeiros pela grande demanda de pesquisa e investimento que a Coreia do Sul está fazendo nessa área.
Entre outras muito famosas se encontram a Universidade Yonsei e a prestigiosa K-Arts.
Muitas dessas universidades e centros de estudo de línguas oferecem também cursos de verão para estudantes estrangeiros que querem passar de 3 a 12 semanas estudando especificamente a língua coreana, são chamados de cursos de verão.
Referências:
📝: Hot Courses. "Estudar na Coreia do Sul: Ensino Superior e Cursos do Coreano". Brasil Escola UOL. Disponivel em: <https://tinyurl.com/brasil-escola-uol>.
📝: Br Educations.com. "Estude na Coreia do Sul: um guia para estudantes internacionais". Disponível em: <https://tinyurl.com/educations-com>.
📝: Br Educations.com. "Estude na Coreia do Sul: taxas de matrícula e bolsas de estudo". Disponível em: <https://tinyurl.com/br-educations>.
📷: Tripadvisor. Korea University - Seul. Disponível em: <https://tinyurl.com/educacao-na-coreia>.
✍: @gmz_nana
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @llarissavt
Comentarios