top of page

A Criação do Hangul (한글)

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Previamente, os coreanos utilizavam um sistema de escrita utilizando os caracteres chineses tradicionais (Hanja), chamado Idu. Este sistema, entretanto, deixava muito a desejar, pois não era capaz de expressar plenamente as palavras e significados da língua coreana. Além disso, era um sistema muito difícil para a população em geral, por isso foi utilizado apenas por aristocratas privilegiados (yangban) que pudessem ter tempo, dinheiro e educação para aprender a ler e escrever fluentemente. Em razão dessa falta de acesso, a maioria das pessoas na Coreia eram analfabetas, e não podiam fazer petições ao governo, escrever cartas, aprender sobre o mundo fora de suas aldeias ou registrar suas histórias e conhecimentos.


Com estes fatores em mente, o Rei Sejong o Grande criou em 1443, durante a Dinastia Joseon, o Hangul (한글), que foi promulgado como o sistema de escrita nacional em 9 de outubro (agora Dia de Hangul) de 1446, fazendo deste um dos alfabetos mais novos do mundo.

No prefácio de sua proclamação no documento no Hunminjeongeum (훈민정음), o Rei Sejong declara: "Por serem de origem estrangeira, os caracteres chineses são incapazes de capturar significados exclusivamente coreanos. Portanto, muitas pessoas comuns não têm como expressar seus pensamentos e sentimentos. Em minha simpatia por suas dificuldades, criei um conjunto de 28 letras. As letras são muito fáceis de aprender e espero fervorosamente que melhorem a qualidade de vida de todas as pessoas." - destas 28 letras apenas 24 estão em uso hoje.



As formas do alfabeto coreano foram baseadas nas formas feitas pelo aparelho vocal humano durante a pronúncia, o que faz deste, segundo muitos estudiosos, o sistema de escrita mais científico e fácil de aprender do mundo. Esta criação contribuiu para melhorar drasticamente a comunicação entre o povo e o governo e desempenhou um papel decisivo para se tornar um país culturalmente avançado, ajudando a preservar sua identidade nacional e independência. Atualmente o analfabetismo é praticamente inexistente na Coreia.





Referências:


📝: Joseon Dynasty. Korea.net. Disponível em:<https://www.korea.net/AboutKorea/History/Joseon>.

📝: History of Hangul - Part III. ZKorean. Disponível em: <https://zkorean.com/hangul/history_of_hangul_part_3>.

📝: Korean Alphabet: A Brief History of Hangul (한글)). What to do in Korea. Disponível em: <https://whattodoinkorea.com/a-brief-history-of-hangeul/>.

📷:Hunminjeongeum. Wikipedia. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Hunminjeongeum>.

📷: From the Collection: Ahn Sang Soo and AG Typography Institute. Letterform Archive. Disponivel em: <https://letterformarchive.org/news/view/from-the-collection-Ahn-sang-soo>.


Revisão: @buzanin

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por A Coreia Autêntica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page