Religião
- A Coreia Autêntica
- 15 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022
Você alguma vez já se questionou sobre quais religiões os sul-coreanos são adeptos ou quais são as religiões predominantes na Coreia do Sul?

Apesar de não possuir uma religião oficial, o país garante, por lei, a liberdade religiosa de todos aqueles que vivem em seu território. A Coreia do Sul é um país onde todas as principais religiões do mundo — como o cristianismo, o budismo, o confucionismo e o islamismo — coexistem pacificamente com o xamanismo!
De acordo com dados de 2015, 44% dos sul-coreanos se identificam com uma religião. O budismo e o confucionismo são os mais influentes na vida do povo coreano, já que mais da metade do patrimônio cultural listado do país está relacionado às duas religiões.
Desde a chegada do budismo à Coreia em 372, dezenas de milhares de templos foram construídos em todo o país. Enquanto o confucionismo, religião nativa adotada como a ideologia estatal da dinastia Joseon, pode ser considerado mais um código de conduta ética que enfatiza a importância da lealdade, piedade filial e culto aos ancestrais.
Além da forte presença das duas religiões, o grande crescimento de denominação cristã que vem ocorrendo desde a década de 1980 representa atualmente a maioria dos adeptos a uma religião. O catolicismo e o protestantismo foram introduzidos na Coreia durante o período da dinastia Joseon, o primeiro por diplomatas e padres católicos convidados por cristãos coreanos, enquanto o segundo rapidamente conquistou seguidores através da educação escolar e serviços médicos.
Em 1955, a Sociedade Muçulmana da Coreia foi estabelecida pela primeira vez, e posteriormente, cresceu o suficiente para se tornar a Federação Muçulmana da Coreia em 1967.
Ainda assim, o xamanismo também desempenhou um papel importante na vida cotidiana do povo coreano. Ainda hoje, alguns acreditam que os xamãs podem prever o futuro ou consolar o espírito de um falecido, enquanto outros os visitam quando iniciam um negócio ou se casam.
Referências:
📝: Religion. Korea.net. Disponível em: <https://tinyurl.com/Religioes-na-Coreia>.
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Comentarios