Samsung: A história por trás de uma das gigantes do setor tecnológico.
- A Coreia Autêntica
- 26 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2022
Se você é um amante de tecnologia certamente vai gostar do texto de hoje!
Sabe uma das marcas de smartphones mais conhecidas atualmente, aquela responsável pela linha Galaxy? Isso mesmo, estamos falando da Samsung. Você sabia que ela é uma empresa sul-coreana? Se sim, você conhece a história dessa empresa que tornou-se uma das maiores desenvolvedoras de tecnologia da atualidade? Se não, segue com a gente ;)

A história dessa gigante começa em 1938 com Byung-Chull Lee que, com apenas 28 anos de idade, decidiu abrir uma empresa chamada Samsung Trading Company. A companhia que foi construída em Daegu com investimentos em plantações de arroz era responsável pela exportação de alimentos para China, como peixes, vegetais e açúcar.
A proprietária do famoso logo azul começou com uma marca formada por três estrelas que faziam referência ao significado de seu nome em coreano, Sam (삼) que significa três e Sung (성) que significa estrela. A marca manteve-se a mesma até 1958 e passou por diversas modificações até chegar ao que conhecemos hoje.
Com o passar dos anos, a empresa ampliou seu fornecimento de serviço e passou a fornecer também seguros. No fim da década de 1940, surgiu então a “Samsung Corporation” que fornecia diversidade de produtos, fator que ajudou a instituição em uma das principais crises enfrentadas, já que o momento difícil deu-se em razão de conflitos em solo coreano, quando a Guerra da Coreia impôs ao presidente da companhia deixar a cidade e assim perder boa parte do que já havia conquistado. Entretanto, o momento difícil enfrentado não fez com que a empresa parasse, mas sim que se tornasse o passo inicial para a multinacional de tecnologia que conhecemos atualmente.
A empresa seguiu com visão do futuro e na década de 1960 abriu sua loja de departamento, dispondo também de um canal de televisão e de um jornal.
E assim, somente em 1969 foi lançada a Samsung Electronics, que surgiu para ser apenas mais um ramo da Samsung Corporation mas que as mentes por trás de seu desenvolvimento nem imaginavam que esse setor seria o carro chefe para a empresa tornar-se a gigante instituição atual.
O primeiro lançamento de produtos da marca foi em 1970 com um eletrodoméstico e uma TV em preto e branco, que logo começaram a ser exportadas. Já no ano de 1974 surgiram as máquinas de lavar, geladeiras e em 1976 a companhia atingiu a marca de 1 milhão de vendas de televisores em preto e branco!
Surgiu por conseguinte a alta repercussão do nome 'Samsung', fazendo com que em 1977 houvesse o lançamento de TVs em cores e tornando possível que a empresa pudesse focar em uma produção e exportação de larga escala — o que gerou para a companhia o lucro de 4 milhões de TVs em preto e branco vendidas em 1978 e favoreceu o surgimento de seu primeiro escritório nos Estados Unidos. A partir disso a empresa começou a ampliar ainda mais seus horizontes e começou a produzir micro-ondas e ar-condicionados, além de adquirir a 'Korea Electronics Information Co'.
Em 1982, a organização conseguiu abrir uma subsidiária de fabricação no exterior, localizada em Portugal. Houve então no ano de 1987, a troca de gestão da organização devido ao falecimento do seu fundador, Byung-Chull Lee. O novo presidente foi um dos filhos do fundador, Lee Kun-hee, que trabalhou com seu foco voltado para o mercado mundial.
Junto a nova gestão veio a nova modelagem da marca e foi a partir disso que a empresa optou por focar somente em um mercado específico. Os setores selecionados para a espeficação de produção foram: o de pesquisa e desenvolvimento de produtos eletrônicos, de química e de engenharia. Através deles, em especial engenheiros, um dos celulares já lançados pela Motorola foram adquiridos para que eles pudessem entender seu funcionamento.
Dessa forma, em 1988 surgiu o primeiro aparelho telefônico originado da hoje tão conhecida 'Samsung', o SH-100, que veio a ser o primeiro aparelho celular totalmente sul-coreano.
No decorrer dos anos a empresa desenvolveu diversos outros aparelhos entre eles celulares com teclados deslizáveis, nos quais a marca inovou com uma diversidade de cores, e também os que ainda encontramos nas lojas aqui nos Brasil, os dual chip.
Mas agora você deve estar se pergutando: "E quando a companhia sul-coreana chegou ao Brasil com seus produtos?!". No ano de 1986 a Samsung chegou ao Brasil por meio de monitores e discos rígidos, e em 1988 abriu sua primeira fábrica em solo brasileiro.
A corporação continuou evoluindo até que em 2009 lançou sua linha mais conhecida, a linha Samsung Galaxy, que teve como primeiro aparelho da família o i7500. Seguindo cada vez mais com seu crescimento mundial, em 2010 foi lançado o primeiro Galaxy S mas as linhas não fizeram tanto sucesso como o esperado, apesar das ótimas avaliações. Além de também ter tido a linha Galaxy Y que tinha preços acessíveis, o que fez muitos brasileiros adquirirem o dispositivo.
A Samsung continuou lançando novos dispositivos que traziam inovações de hardware em anúncios exibidos durante o Mobile World Congress, evento que acontece anualmente no mês de fevereiro em Barcelona. Contudo, a linha Galaxy ganhou o mercado com o surgimento do Galaxy S8, que trouxe a assistente pessoal Bixby e vinha com menos bordas que os demais da família.
A empresa então em 2011 decidiu arriscar lançando um dos celulares com telas grandes (5,3 polegadas), deixando assim a dúvida se a linha Galaxy Note forneceria resultados satisfatórios. Os resultados positivos logo sanaram tal dúvida pois em apenas dois meses 1 milhão de dispositivos foram vendidos, e ainda ter conseguido ultrapassar marcas como Nokia e Motorola no ano seguinte, se consolindando como a maior fabricante de telefonia do mundo.
Atualmente, a Samsung investe em Inteligência Artificial, trabalhando para inseri-la em suas linhas de lavanderias, geladeiras, TVs e principalmente smartphones. A marca tornou-se pioneira com o lançamento de celulares com telas dobráveis através das linhas 'Galaxy Z', além de também já ter adaptado desde 2020 sua linha Galaxy S para o 5G.
Apesar de ter se tornado uma das queridinhas do mercado consumidor, a empresa não escapou de polêmicas. No decorrer desses anos surgiram algumas e é claro que vamos comentar um pouquinho sobre elas.
Um de seus principais escândalos foi envolvendo o Galaxy Note 7, já que alguns dos aparelhos da linha chegaram a explodir por conta de problemas em sua composição. Houveram também algumas polêmicas envolvendo os herdeiros da marca e até acusações de quebra de patente por parte da Apple. Mas apesar de perder nos tribunais e ser obrigada a pagar à empresa acusadora, ambas empresas gigantes ainda mantêm relações de negócios que as favorecem.
Contando com uma nova gestão nos dias atuais, novidades são esperadas já que no ano de 2020 a companhia apresentou um artigo técnico sobre o 6G e atualmente desenvolveu uma linha inteira voltada para os fãs, que conta com celulares de alta qualidade para produção de imagens e vídeos.
Mas, voltando à produção de produtos tecnológicos no Brasil, a empresa conta com mais de 2 mil funcionários e desenvolve diversas pesquisas tecnológicas em solo brasileiro!
E como apresentado um pouquinho em um de nossos posts anteriores, é nítido que a Samsung foi essencial para o estabelecimento e fortalecimento do projeto Soft Power da Coreia do Sul, por ter contribuido e continuar a contribuir de maneira grandiosa para tornar o país uma das potências globais no quesito tecnológico.
E aí? Gostou de conhecer mais sobre a Samsung? Ficou ansioso pelas novidades da marca?
Nós do A Coreia Autêntica esperamos que tenha curtido esse post e que ele tenha te ajudado a conhecer a trajetória de uma das maiores empresas de dispositivos eletrônicos do mundo! Até a próxima ;)
Referências:
📝: Tecmundo. A História da Samsung, a Gigante que veio da Coreia do Sul. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/samsung/116184-historia-samsung-gigante-veio-da-coreia-sul-video.htm>.
📝: Samsung. Disponível em: <https://www.samsung.com/br/about-us/company-info/>.
📝: Canaltech. Samsung. Disponível em: <https://canaltech.com.br/empresa/samsung/
📷: Pinterest. BLACKPINK. Disponível em: <https://pin.it/1DkkZLO>.
✍: @jady_lim
🎨: @jvtars_
Revisão: @llarissavt
Comments