Cidades Inteligentes: Songdo, a mais nova 'Cidade do Futuro' sul-coreana
- A Coreia Autêntica
- 7 de mai. de 2022
- 5 min de leitura
Sempre quando pensávamos sobre em como a tecnologia traria de surpresas com seu desenvolvimento, imagens de carros voadores, dispositivos ultra tecnológicos, meios de transportes futurísticos e claro, nossas rotinas mais práticas e organizadas graças a sistemas inovadores surgiam em nossas mentes, não é mesmo?
Entre os questionamento que surgiam, perguntamo: "Será possível?" “Será que conseguiremos presenciar as famosas ‘cidades do futuro’ existindo em algum futuro próximo?” Bom, se você não tem certeza da resposta, continue lendo porque o assunto de hoje traz diversas informações interessantes e importantes sobre a primeira cidade inteligente e sustentável do mundo, Songdo!

Antes de apresentarmos a cidade superdesenvolvida, entenderemos do que se trata exatamente as cidades inteligentes:
O que são as cidades inteligentes
Nos dias atuais, as cidades inteligentes são um dos principais assuntos estudados em relação ao desenvolvimento urbano, e um dos principais motivos que fazem com que isso ocorra são os desafios impostos pelo surgimento de megacidades (cidades com mais de 10 milhões de habitantes) e pela aceleração do processo de urbanização em todos os continentes do mundo.
O conceito de cidade inteligente não se trata somente do uso de tecnologia no meio urbano, mas sim, de utilizá-la para investir em capital humano e social, em desenvolvimento econômico sustentável, em inovação, em empreendedorismo, assim como interconexão entre os serviços e a infraestrutura das cidades.
Ou seja, deixando tudo isso um pouquinho menos chato de entender, o principal propósito das cidades inteligentes é de conectar, criativamente e eficientemente, seus habitantes aos meios de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de sua região com a ajuda de nossa companheira diária, a tecnologia. O uso de novas tecnologias para as cidades inteligentes é um fator crucial na adoção de soluções ou melhorias da eficiência no uso de recursos que utilizamos em nosso dia a dia para o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável de um certo local.
Como exemplo, muitos governos asiáticos usaram um enfoque tecnológico, com ênfase na solução de problemas relacionados à sustentabilidade ambiental para definirem suas cidades inteligentes, e o governo da Coreia do Sul foi um deles ;)
Songdo
Conhecida como a primeira cidade inteligente e sustentável do mundo, Songdo (송도), também chamada Cidade Ubíqua, é considerada um modelo de smart city a ser seguido. Apesar de não ser bem uma cidade, mas sim, um distrito com 1500 acres, na cidade de Incheon, o empreendimento foi projetado do zero pelo famoso escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox, tendo a implementação de sua infraestrutura avançada e o desenvolvimento das fases posteriores pela companhia estadunidense Gale International e a empresa coreana POSCO E&C, em conjunto ao governo da cidade metropolitana de Incheon.
Atualmente, Songdo é um dos maiores empreendimentos imobiliários público-privados do mundo. O projeto urbano concluído em 2015 sobre terras recuperadas do Mar Amarelo, e localizado a 15 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Incheon – aeroporto mais movimentado da Coreia –, tornou-se um exemplo de como um planejamento eficiente é o primeiro passo para o futuro de muitas cidades em trazer ensinamentos como o uso de energia limpa, sistemas de mobilidade inteligente por meio do compartilhamento eficientes de dados e da tecnologia.
Muitos dizem que Songdo foi inspirada na famosa Nova Iorque e nos canais de Veneza, já outros ainda citam filosofias clássicas sobre cidades verdes, tecnológicas, zona franca e internacional como fatores influenciadores. De qualquer maneira, apesar das diferentes ideias, pode-se dizer que a cidade do futuro é bastante diferente do resto da Coreia, não é mesmo?
Respondendo ao modelo de urbanismo do movimento moderno, sua estrutura privilegia a incorporação de seus espaços, tornando possível que a população tenha acesso à educação, à saúde e a outros serviços básicos de qualidade de uma forma bastante simples, além de claro, receber respostas rápidas às suas necessidades.
Do ponto de vista ambiental, um dos pilares em que a cidade inteligente foi pensada, foi a sustentabilidade. O projeto urbano foi criado para valorizar os diferentes espaços verdes, otimizar as redes de eletricidade e manter baixa a emissão de gases do efeito estufa. Além de se preocupar com o uso adequado dos recursos naturais, a eliminação da coleta de lixo e a melhora do trânsito por meio do uso da tecnologia, como a internet: a rede sem fio controla sistemas de semáforos, fluxo do trânsito, descarte correto do lixo e muito mais.
Agora entre nós aqui, fala se não parece algo que só víamos em filmes mesmo?! Até táxi aquático foi uma novidade sustentável no transporte público!
A cidade que teve sua inauguração no ano de 2015, começou a ser habitada desde 2009. Durante esse período, poucas coisas foram construídas e boa parte dos apartamentos ainda não estava pronta, além de o trajeto para fazer compras básicas durava cerca de 25 minutos de deslocamento e outras coisas como escolas ou cafés não existiam por perto. No entanto, esse cenário mudou muito, com o passar dos anos Songdo tem se mostrado um sucesso, sua comunidade internacional cresceu bastante, e os sul-coreanos aceitaram a influência estrangeira. Hoje em dia a população do distrito já passa de mais de 180 mil habitantes, e ainda que a cidade esteja apenas 60% construída, suas habitações apresentam avançadas tecnologias.
Tecnologias implementadas
Sendo a maior concentração de projetos com certificação LEED - sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações - do mundo, muitas das inovações tecnológicas apresentadas no plano de Songdo já estão em funcionamento, como:
- Um centro de operações e transporte inspirado na NASA;
- Estações de recarga para carros elétricos;
- Sistema de encanamento e torneira que evita que a água potável seja usada nos vasos sanitários, aproveitando para isso o esgoto;
- Ciclovias;
- Escola internacional;
- Novos Centro de Artes;
- Sistema de reciclagem, com mecanismo que aspira os resíduos diretamente das cozinhas, e os leva através de uma vasta rede subterrânea de túneis até o centro de processamento.
O que Songdo ensina ao mundo
Como vimos no post de hoje, a mais nova cidade inteligente sul-coreana trouxe muitas inovações e promete bastante coisas boas para o futuro, mas no final das contas, o que o governo da Coreia quis mostrar ao mundo com seu projeto?
Segundo pesquisadores, Songdo é, basicamente, “um laboratório em escala urbana para aqueles que estão interessados em estudar esses tópicos”. Os ensinamentos demonstrados aos países que desejam implementar cidades inteligentes como forma de melhora da qualidade de vida de suas populações e da infraestrutura de seus países, são como:
Melhorar como os dados são coletados, armazenados e visualizados para implementação de tecnologia de cidade inteligente, visando o bem-estar e a qualidade de vida das populações;
Reduzir e agrupar dados de sensores para ajudar a permitir que empresas sediadas em cidades inteligentes aceleram a inovação e aumentem a lucratividade; e
Investir em novas tecnologias para serem mais competitivas em uma economia global e financeiramente sustentáveis.
Chegamos ao fim do post de hoje, mas pudemos conhecer um pouco mais sobre como a tecnologia está avançando constantemente e como ela está sendo cada vez mais implementada em nossas vidas para diferentes usos focados no desenvolvimento.
Esperamos que você tenha curtido, e não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!
Até a próxima!💙🇰🇷
Referências:
📝: TAGLIANI, Simone. “Conheça Songdo, a 'cidade do futuro' recém-criada na Coreia do Sul”. Engenharia 360. Disponível em: < https://engenharia360.com/conheca-songdo-a-cidade-do-futuro-recem-criada-na-coreia-do-sul/>.
📝: RICHTER, JOSI BIRCKHEUER. “CIDADES INTELIGENTES NO MUNDO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER”. Richter Gruppe. Disponível em: < https://richtergruppe.com.br/cidades-inteligentes-no-mundo-tudo-o-que-voce-precisa-saber/>.
📝 :CUNHA, Renato. “Songdo: A primeira cidade inteligente e sustentável do mundo”. StyloUrbano. Disponível em: < https://www.stylourbano.com.br/songdo-a-primeira-cidade-inteligente-e-sustentavel-do-mundo/>.
✍: @llarissavt
🎨: @jvtars_
Revisão: @jady_lim
Comments