Coreia do Sul se posiciona em relação às sanções contra a Rússia
- A Coreia Autêntica
- 4 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022
{🇰🇷} Destaque da semana (25/02): Coreia do Sul se posiciona em relação às sanções contra a Rússia

Nesta quinta-feira (24/02) o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se pronunciou sobre a agressão militar russa e disse que a Coreia se juntará às sanções contra o país, visando cooperar com a comunidade internacional para que a invasão termine.
.
Até esta quarta-feira a Coreia do Sul ainda se mantinha imparcial sobre se juntar às sanções lideradas pelos EUA contra a Rússia após Putin ordenar o envio de tropas em regiões separatistas do leste da Ucrânia. O posicionamento foi devido a preocupações sobre a possível influência da Rússia nas relações inter-coreanas, além dos possíveis danos econômicos às empresas como Hyundai, Kia, Samsung, e outras que operam na Rússia.
.
No entanto, com o aumento de tensões entre Moscou e Kiev, após o ataque militar russo em larga escala contra a Ucrânia, o Presidente expressou o pesar pelo ataque e acrescentou que qualquer uso de força que cause a perda de vidas inocentes não pode ser justificado.
.
“É lamentável que a Rússia tenha invadido a Ucrânia, apesar dos repetidos avisos e esforços diplomáticos da comunidade internacional. A soberania, a integridade territorial e a independência da Ucrânia devem ser garantidas. Qualquer disputa entre os países deve ser resolvida não através da guerra, mas através do diálogo e da negociação”, disse Moon, citado por Park So-hyun, secretário presidencial sênior de comunicação pública.
.
Ainda na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores divulgou que o governo sul-coreano estava discutindo contramedidas com os EUA e outros aliados em uma situação em que a invasão da Ucrânia pela Rússia possa ser vista como “iminente”. Com o progresso da Rússia na invasão ao território ucraniano, Moon instruiu seus funcionários a garantir a segurança dos coreanos na Ucrânia e minimizar os danos econômicos à economia e às empresas coreanas.
Referências:
📝: KANG, S. W. Korea pledges to join sanctions against Russia. The Korea Times. Disponível em: <https://tinyurl.com/sancoes-da-Coreia>.
📝: SHIN, J. H. South Korea to participate in sanctions against Russia: Moon. The Korea Herald. Disponível em: <https://tinyurl.com/sancoes-contra-as-invasoes>.
📷: SHIN, J. H. South Korea to participate in sanctions against Russia: Moon. The Korea Herald. Disponível em: <https://tinyurl.com/sancoes-contra-as-invasoes>.
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Comments