Yoon e Biden devem enfatizar dissuasão a Coreia do Norte durante Cúpula.
- A Coreia Autêntica
- 29 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2022
Entre os dias 20 e 22 de maio, Joe Biden esteve de visita em Seul para participar de uma cúpula com o novo Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol. Na cúpula, pautas sobre os mísseis norte-coreanos e uma possível ameaça nuclear por parte da Coreia do Norte estiveram sendo discutidas, além da busca pela possibilidade de uma união para conter a China e outras demandas econômicas e geopolíticas.

A porta-voz de Yoon, Bae Hyun-jin, disse em comunicado que Yoon saudou o plano de Biden com a visita e acrescentou: “A cúpula, que será realizada por ocasião da visita do presidente Biden, marcará a primeira cúpula Coreia do Sul-EUA a ocorrer após a posse do líder sul-coreano. Os líderes terão consultas abrangentes sobre o progresso da aliança Seul-Washington, coordenarão as políticas norte-coreanas, economia, segurança e outros assuntos regionais ou internacionais”. Bae acrescentou “Yoon disse que a cúpula será uma reunião oportuna para discutir a aliança em meio às crescentes ameaças nucleares e mísseis da Coreia do Norte e às incertezas da cadeia de suprimentos global”.
.
O evento foi a primeira cúpula a ocorrer após Yoon assumir a presidência recentemente. Além disso, essa é a primeira vez em 29 anos que um presidente americano visitou Seul antes do presidente sul-coreano ir aos EUA. Houve também pronunciamento da Casa Branca, onde a secretária de imprensa, Jen Psaki, comunicou que Biden visitaria o país em busca de “discutir oportunidades para aprofundar nossas relações vitais de segurança, aprimorar os laços econômicos e expandir nossa estreita cooperação para entregar resultados práticos”.
.
A Cúpula foi marcada após a comemoração de 90 anos da fundação do exército norte-coreano, na qual o líder Kim Jong-un insinuou o uso de armas nucleares e mísseis para fins ofensivos.
.
O pesquisador, Go Myong-hyun, da Asan Institute for Policy Studies, declarou: “A reunião deverá ser uma ocasião para confirmar que Seul e Washington concordam sobre a possível ameaça vinda de Pyongyang”. E destacou que a prioridade de ambos os governos é a desnuclearização da política norte-coreana.
Espera-se que Yoon reative as reuniões regulares do Grupo de Consulta e Estratégia de Dissuasão Estendida (EDSCG).
Referências:
📝: NAM, H.W. "Yoon, Biden likely to stress deterrence against North Korea during summit". The Korean Times. Disponível em: <https://tinyurl.com/the-kr-times-summit>.
📷: Reuters Photo. IndiaToday. Disponível em: <https://tinyurl.com/destaque-yoonsukyeol>.
📷: Wikimedia Commons. Época Negócios. Disponível em: <https://tinyurl.com/epocanegocios-joebiden>.
✍: @jady_lim
🎨: @jvtars_
Revisão: @llarissavt
Kommentare