“Dia Sem Comentários de Ódio”
- A Coreia Autêntica
- 26 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2022
[Aviso de possível gatilho! O post aborda temas relacionados à bullying e cyberbullying.
Você já se questionou o porquê de dramas, séries e filmes coreanos abordarem um dos problemas sociais, ainda presente na sociedade coreana, em suas produções?
A questão do bullying abordada em produções como “Tomorrow”, “Gangnam Beauty”, “True Beauty”, dentre outros., muitas vezes busca estimular reflexão e discussões sobre os impactos do bullying na vida das vítimas. Enquanto no cyberbullying, casos de celebridades e cidadãos coreanos vêm recebendo mais atenção das autoridades e discussões acerca da saúde mental das pessoas relacionadas aos comentários e ataques online.
Após o falecimento em 2019 da cantora Sulli, vítima de cyberbullying, um projeto de lei a favor da volta do sistema de nomes reais – sistema que revelaria os nomes por trás dos anônimos que praticam bullying virtual – foi apresentado, contudo, não aprovado, apesar da discussão acerca desse sistema ainda estar aberta na Assembleia Nacional. Outras propostas de medidas para que o combate ao cyberbullying sejam mais eficientes e as punições para ataques se tornem mais rígidas foram apresentadas, mas ainda não receberam efetivação.
Nesta semana, a Fundação Sunfull – fundada em 2007 para combater o cyberbullying, o discurso de ódio e as violações dos direitos humanos na Internet – declarou o dia 23 de maio como “Dia sem comentários de ódio” com o intuito de reconhecer a seriedade de comentários maliciosos e impedir a postagem de comentários ofensivos. Entre os dias 17 e 23 de maio, a Sunfull anunciou que diversos eventos, incluindo programas sobre prevenção de bullying virtual e uma campanha de rua para promover a postagem de mensagens positivas online serão lançados.
Park Kwang-on, presidente do Comitê de Legislação e Judiciário da Assembleia Nacional, destacou que o ato de postar comentários ofensivos é um crime sério que pode tirar a vida de outra pessoa, e disse: "Reforçamos as leis e regulamentos relacionados para prevenir o cyberbullying e apoiar ativamente movimentos cívicos, como a campanha Sunfull”.
Referências:
📝: JI, D. G. Sunfull Foundation declares May 23 ‘No Hate Comments Day’. The Korea Herald. Disponível em: <https://tinyurl.com/No-Hate-Comments-Day>.
📝: LINHARES. M. Cyberbullying na Coreia do Sul: pedidos de medidas para o combate ao cyberbullying aumentam devido a casos recorrentes. Coordenadoria de estudos da Ásia. Disponível em: <https://ceasiaufpe.com.br/?p=5492>.
📝: MESQUITA. J. O Bullying na Coreia do Sul: um problema de proporção nacional. Koreain. Disponível em: <https://tinyurl.com/Bullying-na-Coreia-do-Sul>.
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Comments