Dinastia Goryeo (고려)
- A Coreia Autêntica
- 6 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2022
A dinastia Goryeo tem início em 918, todavia, é necessário analisar seus antecedentes para entender sua história e importância.

No século X, facções locais haviam estabelecido seus próprios regimes, entre elas destacam-se dois líderes, Gyeon Hwon e Gungye. O primeiro, estabeleceu o Reino de Baekje, com capital em Wansanju, já o segundo, um membro da família real do reino de Silla, criou o reino de Goguryeo em Songak.
Quanto às medidas de Gongye, houve a mudança de nome do país para Taebong e a transferência da capital para Cheorwon. Entretanto, ao tentar exercer controle sobre líderes locais e reforçar sua reivindicação ao trono, perde apoio do povo, estímulo para que em 918, o líder local de Songak, Wang Geon, expulse Gungye, transfira a capital para Songak e marca o início da Dinastia Goryeo.
Entre 935 e 936, Wang Geon consegue unificar os três reinos da Península Coreana, assim, o país novamente tem seu nome trocado, desta vez, por Goryeo. Vale lembrar que o nome atual, Coreia, tem origem justamente desta época.
Durante a dinastia Goryeo, o país desenvolveu um comércio acelerado com países do Sudeste Asiático, Japão, Arábia e Ásia Central. Os comerciantes locais vendiam tecido de cânhamo e ginseng. Ademais, houve a fundação do Gukjagam, escola nacional de ensino superior, bem como, várias escolas particulares locais, chamadas hyanggyo. Assim,fortalecendo o sistema educacional.
Outro grande feito proveniente, de Goryeo, foram as escrituras budistas esculpidas em madeira, chamadas Tripitaka Koreana ou Palman Daejanggyeong. Os 81.258 blocos de impressão de madeira não apenas têm grande importância para o Budismo, como também representam grande avanço tecnológico quanto às técnicas de impressão. Tanto é que as primeiras impressões em metal também surgiram durante esse período.
Referências:
📝:Goryeo Dynasty. Korea.net. Disponível em:<https://www.korea.net/AboutKorea/History/Goryeo>.
📸:Gaya language. Wikiwand. Disponível em: <https://www.wikiwand.com/en/Gaya_language>.
📸:Goryeo. Wikipedia. Disponível em:<https://simple.wikipedia.org/wiki/Goryeo>.
📸:UNESCO Heritage in Korea. Korean Cultural Center. Disponível em: <http://hk.korean-culture.org/en/243/korea/44>.
📸: Arian Zwegers. Haeinsa Temple, Tripitaka Koreana. flickr. Disponível em:<https://www.flickr.com/photos/azwegers/6222063231/>.
✍️: @_amandaast
Revisora: @buzanin
Comments