Distorção na História: Ministério insta Japão por mudanças.
- A Coreia Autêntica
- 1 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Essa semana, o ministério coreano disse: "Lamentamos a aprovação pelo Japão de manuais escolares com distorções históricas"... "A cooperação entre a Coreia e o Japão é uma responsabilidade para as gerações futuras e o Japão deve enfrentar e ser humilde perante a história".
"Instamos o governo japonês a corrigir imediatamente os manuais escolares do liceu que minimizam e ocultam crimes de guerra, entre eles a reivindicação à terra indígena da 대한민국 외교부 독도 (Ilha Dokdo da Coreia), a mobilização forçada dos coreanos para o trabalho e as 'mulheres de conforto' (escravas sexuais) dos militares japoneses".

Ao total, foram aprovadas 239 edições de manuais escolares para utilização para o próximo ano para estudantes da segunda ou terceira classe do ensino secundário japonês.
Nesses livros se afirma que Dokdo é "um território japonês que a Coreia ocupa ilegalmente". A expressão "mobilização forçada", que se referia às vítimas coreanas de trabalho forçado durante o domínio japonês da Península Coreana, foi alterada para "recrutado", e a descrição dos escravos sexuais foi reduzida.
O Ministério concluiu, "Para corrigir as distorções da história do governo japonês e as reivindicações de soberania territorial, o governo coreano reforçará o ensino da história e do 독도 (Dokdo) para o público, incluindo estudantes do ensino básico, médio e secundário", acrescentou, "Responderemos ativamente em cooperação com organizações afins e grupos privados e cívicos".
Referências:
📝: KIM, E.Y. YOON, S.J. Ministry urges Japan to correct latest distortions in history textbooks. Korea.net. Disponível em <https://www.korea.net/NewsFocus/policies/view?articleId=212496>.
📷: Yonhap News. SBS News. Yoo Eun-hye "Dramatic Improvement of Hakjong… Increasing the On-time Rate in Respect of the People". Disponível em: <https://tinyurl.com/ministerio-da-coreia-destaque>.
✍️: @gmz_nana
🎨: @jvtars_
Revisão: @jady_lim
Comments