Coreia do Sul, de Tigre Asiático ao país do Soft Power
- A Coreia Autêntica
- 12 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2022
Com certeza você já ouviu ao menos uma vez o termo K-Pop nos últimos anos, seja você conhecedor ou não da cultura sul-coreana. O termo, muitas vezes vem acompanhado por siglas, como BTS, BLACKPINK, GOT7, PSY, VAV, entre diversos outros. Você pode até nunca ter pesquisado, mas sim, já ouviu pelo menos uma música atrelada a esses termos.
Nesse texto vamos explicar um pouco mais sobre o que isso significa, então segue lendo ; )

Em 1999, na Coreia do Sul foi sancionada uma lei que visava investir 1% do orçamento do país para a indústria de cultura, esse foi o início da estratégia conhecida como Soft Power. A ideia era incentivar estrangeiros a buscarem conhecer mais sobre a cultura coreana e ajudar a espalhá-la no mundo. No mesmo período, surgiu então o termo K-Pop que refere-se a “Korean Pop”, ou em portugues a “Pop Coreano”. E o surgimento dele tornou-se o ponto inicial dessa indústria que atualmente movimenta cerca de 7% do turismo em solo coreano.
Uma das culturas mais influentes da atualidade é a cultura sul-coreana e grande parte do mérito deve-se à maneira que o país conduziu a inserção da cultura no mundo. A técnica de Soft Power trata de convencer de maneira imperceptível as pessoas a consumirem conteúdo e a cultura em si, e foi isso que os coreanos conseguiram fazer.
Um dos principais veículos para comprimento das metas foi o estilo de música que combina rap, vocal e danças sincronizadas, o Pop Coreano.
O estilo de música foi dividido em algumas gerações que envolvem desde a maneira de vestir até o estilo das músicas e de letras. A primeira geração foi em 1992, com a popularidade do grupo Seo Taiji & Boys e com a criação da lei que incentivou a cultura do estilo de música houve então um aumento da quantidade de grupos e empresas para a área. A segunda geração foi no ano de 2003, que teve como destaque grupos como Super Junior, Girls Generation, SHINee e outros.
No entanto, o “Boom Mundial” ocorreu mesmo em 2011, quando PSY com a música Gangnam Style que deu início a terceira geração do Kpop, que posteriormente marcou o surgimento de alguns do grupos mais famosos da indústria pop coreana, como: EXO, TWICE, BLACKPINK e é claro, Meninos à Prova de Balas ou se preferir BTS. Essa geração, que acompanhou a propagação da internet, bateu o recorde deixado pelos Beatles nos streamings. Porém, essa não foi a última geração, atualmente estamos desfrutando da quarta geração do Kpop! Dá pra acreditar?! Marcando presença com conceitos diferentes e diversificados, hoje vemos grupos como TXT, Stray Kids, ITZY, dentre outros bombando nas redes sociais.
Mas como sabemos, nem tudo são flores, o estilo acompanhado por milhares de pessoas recebe diversas críticas devido a escândalos que envolvem desde violência sexual até contratos abusivos de algumas empresas. Os Idols, como são conhecidos os integrantes dos grupos, costumam assinar contratos que os proíbem de terem relacionamento, tendo que dedicar-se apenas aos seus fãs, além de serem muitas vezes submetidos à procedimentos estéticos e terem que morar em uma casa determinada pela empresa, onde passam muitos dias sem verem familiares devido às suas extensas agendas de ensaios, treinamentos, estudos e shows.
Outro responsável pela disseminação da cultura coreana de maneira sútil foram os conhecidos dramas coreanos, também chamados de doramas e K-dramas dependendo de preferências pessoais. Os K-dramas são as novelas coreanas que possuem entre 16 a 50 capítulos, eles encontram-se disponíveis nas plataformas digitais como Viki, Kocowa, Dramasub, Netflix e até na TV aberta! Seu conteúdo pode ser voltado para as mais variadas temáticas como: comédia, romance, suspense, fantasia, drama médico, e muitos outros. Eles chamam a atenção por apresentarem a Coreia do Sul além de comidas locais e costumes.
E aí, você já assistiu algum K-drama? Ou lembrou de alguma música de K-Pop que ouviu?
Nós do A Coreia Autêntica, esperamos que tenha gostado deste post e tenha entendido como surgiu a cultura KPop, Kdramas e como a Coreia do Sul usou esses veículos para seu projeto Soft Power!
Referências:
📝: PACILIO, I. O que é K-pop: a história do gênero que mudou a indústria da música. Quem. Disponível em: <https://revistaquem.globo.com/Entretenimento/kpop/noticia/2021/05/o-que-e-k-pop-historia-do-genero-que-mudou-industria-da-musica.html>.
📝: ALMEIDA, P. Soft Power - O poder de influência de um país no mundo. Publishnews. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2018/01/23/soft-power-o-poder-de-influencia-de-um-pais-no-mundo>.
📝: GUANA, M. Coreia do Sul, de Tigre Asiático ao País do Soft Power. Revista Arco. Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/arco/k-pop/>.
📝: Dorama. O que é dorama. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/dorama/>.
📷: SHIN, S. H. Billboard. Disponível em: <https://www.billboard.com/photos/bts-photos-from-the-billboard-cover-shoot/>.
✍: @jady_lim
🎨: @jv_tars
Revisão: @llarissavt
Comments