top of page

Os 6 Grandes Pilares da Economia Coreana

“K-pop, K-dramas, K-beauty”. Sempre ouvimos falar algumas dessas palavrinhas quando algo relacionado à Coreia aparece nas redes sociais, não é mesmo? Sabemos que uma considerável parte da economia coreana é alimentada hoje em dia por indústrias como a cinematográfica, musical, de beleza e muitas outras graças ao seu grande sucesso no próprio território sul-coreano, e claro, no exterior.


Mas será que são somente essas indústrias que sustentam ou sustentaram o rápido crescimento econômico da Coreia do Sul? Você já conhece alguns desses principais pilares da economia que hoje é vista como modelo a ser seguido por outros países em desenvolvimento?


Caso você ainda não tenha lido sobre eles, continue lendo que no post de hoje falaremos sobre os 6 grandes pilares da economia coreana!


 

Considerada a quarta maior economia da Ásia e ocupando a décima-primeira posição dentre as maiores economias do mundo, o país que teve o PIB (Produto Interno Bruto) e per capita comparável a alguns dos países mais pobres da Ásia e África entre as décadas de 1950 e 60, se tornou uma potência industrial global na parte de trás do que muitas vezes é chamado de “O Milagre do Han” (temos um post no Instagram falando mais sobre ele! Clique aqui) a partir da década de 1980, e hoje, nós descobriremos como.


  • Setor primário: Agricultura

Por ser um país de pequeno território e voltado à produção industrial e tecnológica, menos de ¼ da terra na Coreia do Sul é cultivada. A agricultura é pouco desenvolvida devido ao relevo e às condições climáticas que foram sempre adversários da agricultura coreana, pois 70% de seu território é coberto por montanhas e a temperatura, no inverno, pode chegar a -20 °C.


O setor agrícola no país representa apenas uma fatia do PIB do país (1,8%) e no ano de 2021 empregava apenas 4,8% da população (Banco Mundial, 2022). O arroz é o principal cultivo agrícola, embora a cevada, o trigo, o milho, a soja e o sorgo (usado na alimentação animal e na produção de farinha e amido industrial) também sejam cultivados em grande proporções. Além disso, a pecuária constitui também uma atividade em grande escala, tendo ocupado a 16º posição de maior produtora de carne suína no mundo em 2019, com uma produção de 1,3 milhões de toneladas.


Apesar de sua extensão territorial e limitado cultivo, de modo geral, a Coreia é uma grande importadora de comida, precisando importar vários produtos agropecuários de outros países. Além de, como uma economia industrial avançada, a Coreia importa grandes quantidades de recursos naturais, como carvão, minério de ferro e petróleo.


  • Setor secundário: Indústria


Você sabia que o rápido crescimento inicial da Coréia foi alcançado pela extensa intervenção estatal na economia com foco na indústria pesada para produzir produtos manufaturados para exportação?


O setor industrial tem contribuído muito para o PIB do país ao longo dos anos, absorvendo cerca de um quarto de sua força de trabalho. Na indústria, composta por manufatura, mineração, construção, eletricidade e água e gás como seus subsetores, a manufatura é o motor do progresso econômico, especialmente durante a década de 1980.


As maiores indústrias da Coréia do Sul são: eletrônica, automóveis, telecomunicações, construção naval, produtos químicos e aço. O país está entre os maiores fabricantes de produtos eletrônicos e semicondutores, com marcas mundialmente populares como a Samsung Electronics Co. e a Hynix Semicondutores (SK Hynix Inc.).


Além disso, indústria automotiva do país é altamente desenvolvida com uma enorme capacidade de produção de automóveis. Algumas das marcas coreanas mais conhecidas são Hyundai, Renault, Samsung e Kia. O apoio do governo da Coreia do Sul tornou o país um dos mercados mais ativos para telecomunicações e tecnologia da informação.


Com uma indústria de alta tecnologia e um mercado consumidor sofisticado, a Coreia oferece um mercado móvel em expansão e possui um dos maiores números de serviços de banda larga (internet) per capita do mundo. A Coreia do Sul é líder mundial em construção naval e quatro das oito maiores empresas são sul-coreanas, sendo a Hyundai Heavy Industries, a maior.


  • Setor terciário: Serviços


O setor de serviços coreano tem aumentado gradualmente em termos de sua contribuição para o PIB do país; correspondendo cerca de 39% do PIB do país em 1965, para 50% em 1980 e 57% atualmente. Esse setor tem empregado quase 70,2% da população ativa, especialmente as lojas de departamentos, redes de lojas e supermercados. No entanto, o setor ainda não atingiu seu potencial ideal, pois grande parte de seu crescimento veio da adição de funcionários e não da melhoria da produtividade.


O setor de serviços deve desempenhar um papel importante nos próximos anos, à medida que o investimento aumenta em áreas como assistência médica, turismo e educação, espera-se que os setores tornem-se geradores de empregos para a juventude do país.


  • Turismo


O turismo na Coreia é um dos setores de rápido crescimento, com um aumento de 14% em 2019, de acordo com a Organização do Turismo da Coreia (KTO). Segundo resultados de uma pesquisa da KTO que relaciona o aumento das taxas de turismo no país com o K-pop, a indústria de entretenimento coreano atraiu mais de 1 milhão de turistas para a Coreia do Sul.


Conforme os dados divulgados no ano de 2020, o turismo com o intuito de usufruir produtos relacionados ao k-pop e à onda “Hallyu” totalizou 7,4% dos visitantes estrangeiros no país, o equivalente a 1.116,422 turistas somente em 2019!


A Organização informou também que se considerarem que o termo Hallyu englobe também a culinária coreana e visitas a templos budistas, a fatia do turismo voltado para esses produtos subiria para 55,3%, com mais de 8 milhões de visitantes.


Quando estamos falando do quanto o turismo trouxe de recurso ao país, os turistas que visitaram a Coreia com foco nos produtos de entretenimento gastaram mais de 1 bilhão de dólares por lá, o que gerou mais de 2 bilhões de dólares para a economia local. Além disso, o K-pop também foi indicado como principal produto de entretenimento coreano e que o grupo mais citado como o favorito entre os participantes da pesquisa foi o BTS.


  • Educação


Lembrada muitas vezes por seus fortes índices em rankings mundiais de educação, há anos a Coreia é considerada uma referência de país cujo sistema educacional deu certo e trouxe resultados econômicos positivos.


Considerado o terceiro país que mais investe no setor educacional, a Coreia aplica cerca de 7,6% do seu Produto Interno Bruto em educação. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 97% dos estudantes completam o ensino médio na Coreia.


Após a introdução do plano “Educação Inteligente” em 1996 para melhorar o sistema educacional em escolas focando na introdução de soluções tecnológicas, a tecnologia se tornou parte da sala de aula e foi a chave na preparação do aluno para o século XXI.


Com 100% da população alfabetizada, foi o rigor na formação e investimento em educação que trouxeram ao país asiático ao atual patamar de potência global, afirmam instituições como a OCDE. Tal patamar de qualidade e de acesso à educação foi atingido graças a um forte investimento em educação, principalmente na formação dos professores, no investimento em material de apoio e na melhoria da estrutura e funcionamento das escolas, em conjunto com a cultura asiática de disciplina e valorização do ensino.


  • Chaebols


Por último, mas não menos importante para a economia coreana, não poderíamos deixar de falar dos populares galãs bem-sucedidos que constantemente aparecem em K-dramas. Nesse caso, a realidade acaba sendo um pouco mais dura e esses galãs geralmente não existem, ou pelos menos, não são chaebols. E por que será?


No ano de 1972, o primeiro uso do termo Chaebol ocorreu em um texto em inglês, mas do que ele se trata? Um Chaebol, traduzido para riqueza familiar em português, se trata de um aglomerado industrial administrado e controlado por uma família na Coreia. Ele geralmente consiste em diversas afiliadas diferentes, controladas por uma pessoa ou um grupo de pessoas cujo poder sobre o grupo frequentemente excede a autoridade legal.


Várias dezenas de grandes grupos corporativos controlados por famílias sul-coreanas se enquadram nessa definição! Alguns dos maiores Chaebols presentes na Coreia são a Samsung, Hyundai, LG, SK, Hanjin, Lotte, Doosan, Hanwha e Kumho Asiana.


Desses chaebols, seus líderes desempenham um papel significativo na política sendo considerados o coração da economia sul-coreana por serem um dos pilares da política industrial que ajudou a Coreia sair da pobreza durante seus períodos de crise econômica e fortalecimento econômico.


Apesar de serem vistos como grupos corporativos ligados principalmente ao setor tecnológico, a maioria é administrada como um reino, com o patriarca ou seu sucessor no comando do grupo e seus filhos e genros como CEOs das filiadas.


Nos dias atuais, há muitos comentários sobre a estrutura desses aglomerados e o quão grande são o poder e a influência deles na Coreia do Sul. Muitos chaebols familiares sul-coreanos foram criticados por baixos pagamentos de dividendos e outras práticas de governança que seriam prejudiciais aos acionistas minoritários.


 

O post de hoje foi esse pessoal, agora sim, conseguimos entender um pouco sobre o quão extensa a economia coreana é e como seu grande sucesso como potência global se sucedeu!


Você já conhecia alguns desses pilares? Conta pra gente nos comentários! Até a próxima~



















Referências:


📝: BAJPAI, Prableen. “Emerging Markets: Analyzing South Korea's GDP”. Investopedia. Disponível em: < https://tinyurl.com/5bm5u4ba>.

📝: Korea’s economy. Asialink Business. Disponível em: < https://tinyurl.com/ycxtfx6x>.

📝: Economia da Coreia do Sul. Santader Trade Markets. Disponível em: < https://tinyurl.com/pab6vbzk>.

📝: Chaebol. Wikipedia. Disponível em: < https://tinyurl.com/2p87fa8r>.

📝: “ORGANIZAÇÃO DO TURISMO DA COREIA DIVULGA IMPACTO DO K-POP NO TURISMO DO PAÍS”. Highway Blog. Highway Star. Disponível em: < https://tinyurl.com/3s4sru9c>.


✍: @llarissavt

🎨: @jvtars_

Revisão: @jady_lim

Commentaires


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por A Coreia Autêntica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page