Eleições presidenciais e a reviravolta de votos – Coreia do Sul tem seu novo Presidente eleito
- 11 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2022
As eleições na Coreia chegaram ao seu fim, mas os resultados ainda estão dando muito o que falar nas redes sociais e entre a população sul-coreana!

Nesta quarta-feira (09/03), Yoon Suk-yeol, candidato da oposição conservadora pertencente ao Partido do Poder Popular (PPP), foi eleito como o novo presidente da Coreia do Sul após o fim de uma das disputas mais acirradas nas eleições presidenciais.
Com a aproximação da contagem de votos os ânimos dos cidadãos sul-coreanos aumentaram devido à espera para o anúncio do vencedor. Com 98% dos votos apurados pela Comissão Nacional de Eleições, Lee Jae-myung, candidato liberal do Partido Democrata (DPK), admitiu sua derrota, fazendo com que Yoon, que possuía 48,6% dos votos à frente de Lee, por 0,8 ponto percentual fosse declarado o vencedor das eleições presidenciais.
Sendo o primeiro presidente sem experiência política, a vitória do ex-promotor por uma pequena margem contra seu oponente refletiu a dúvida dos eleitores para escolher o candidato “menos pior” em uma eleição marcada por escândalos e confusão, e o desejo público por mudança e de uma política limpa e bipartidária sendo posta em prática no futuro.
Durante os próximos 5 anos de mandato, espera-se uma reestruturação governamental que pode não ser do agrado de todos. Pois, em um de seus discursos, Yoon prometeu abolir o Ministério da Igualdade de Gênero e Família e renomeá-lo para se focar na igualdade de gênero em vez de se concentrar nos direitos das mulheres como faz atualmente.
Além disso, promessas feitas por Ahn Cheol-soo que uniu sua campanha presidencial com Yoon, é de reformar o Ministério do Comércio, Indústria e Energia em um novo ministério focado em questões de indústria, recursos e energia também foram feitas.
Junto a chegada do novo presidente é nitido que o que Yoon efetuar nos primeiros dias de sua presidência também será crucial para determinar o resultado das eleições locais programadas para junho.
Referências:
📝: SHIN, J. H. 'Yoon Suk-yeol elected president by fine margin'. The Korea Herald. Disponível em: <https://tinyurl.com/novo-presidente>.
📝: KO, J. T. 'Yoon's win reflects South Korea's unquenched thirst for justice'. The Korea Herald. Disponível em: <https://tinyurl.com/yoon-suk-yeol-vence-eleicoes>.
📝: NAM, H. W. 'Yoon Suk-yeol wins presidential election'. The Korean Times. Disponível em: <https://tinyurl.com/eleicoes-presidenciais-kr>.
📷: Yonhap. The Korean Times. Disponível em: <https://tinyurl.com/novo-presidente>.
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Comments