top of page

Shin Saimdang - O famoso rosto da nota de ₩50.000

Atualizado: 23 de mar. de 2022

Você já deve ter ouvido falar sobre alguns nomes importantes na história da Coreia do Sul, certo?


E nos Heróis do Passado de hoje, decidimos apresentar um pouquinho mais sobre um dos grandes nomes da história artística do país que tanto admiramos. O nome destaque de hoje é Shin Saimdang!


Você por acaso já ouviu falarem sobre ela?


Se ainda não, continue lendo esse post que vamos te contar mais da mulher que ficou conhecida por ser exemplo de mãe durante os últimos cinco séculos entre o povo sul-coreano e ganhou a honra de ser o único rosto feminino estampado nas notas do dinheiro coreano, o Won.



 

Shin In-seon (신인선), viveu no período do reino Joseon, entre 1504 a 1551 e ficou conhecida por suas obras cheias de cores e vida, que eram acompanhadas de traços realistas que traziam reproduções fantásticas de plantas e flores acompanhadas por insetos, como: borboletas, abelhas, esperanças e formigas. Ela também apresentou seu talento em outras áreas artísticas como na poesia e caligrafia, e adquiriu o título de ser boa esposa e mãe sábia.


Seu pai, Shun Myeonghwa, era um “erudito apresentado” casou-se com sua mãe que era a filha única do erudito Yi Saon. O casal não gerou nenhum filho homem, apenas cinco mulheres, o que não os impediu de realizarem investimentos na educação de suas filhas focados em clássicos chineses. Shin Saimdang foi nomeada assim por seu pai em homenagem a Tairen da China (Mãe do Rei chinês Wen que possuía grande virtude e caráter). Desde seus 7 anos ela tornou-se destaque na pintura onde de maneira autodidata estudou sobre a pintura de An Gyeon.


A artista casou-se aos 19 anos com Yi Weonsu, um erudito e funcionário do governo, e foi mãe de 4 homens e 3 mulheres que herdaram seus talentos artísticos. Entre eles, podemos citar Lee Mae-chang, que realizava pinturas em bambu e tinta de ameixa, seu filho mais novo Oksan Yi Wu que era músico, poeta, calígrafo e pintor em bambu, ameixa, orquídea e crisântemo. Além desses, ela é a mãe do homem homenageado na nota de 5.000 wons, o grande estudioso e político Yi I.


Durante sua vida, que durou menos de 50 anos, a artista cravou seu nome na história coreana por não se conformar e limitar-se aos padrões impostos às mulheres na época do confucionismo. Estima-se que cerca de 40 obras foram criadas pela artista, como Chochungdo (Pintura de plantas e insetos) e Sansudo (Pintura de paisagem com montanhas e extensões de água), porém ainda existem debates que buscam entender se todas as atribuições são realmente dela. As informações que fundamentam essas atribuições baseiam-se nos escritos de seu filho Yulgok e os colofões (referências das obras) sobre as obras.


Além das pinturas, Saimdang foi responsável por poemas entre eles o Poema Sachin [사친], Pensando nos Pais: “A montanha da minha terra, tão distante, está cerrada em cadeias de picos a vontade de voltar permanece longamente no sonho.” e de acordo com Yi Seong-Mi a tela exposta no Museu da Universidade de Tong’a em Pusan pode ter sido bordado/estampado pela artista.


Seu túmulo está localizado na aldeia de Yulgok, Paju, junto ao de seu marido e outros habitantes que lá residiam. No decorrer dos anos, ela recebeu diversas homenagens entre elas a de seu filho, Yi I que desenvolveu uma biografia sobre a mãe que havia falecido e a de Sukkwon que comparou suas pinturas com as de An Gyeon, “A uva e a paisagem de Saimdang são soberbas, e aqueles que as avaliam dizem suas pinturas estão próximas das de An Gyeon”.


Contudo, as homenagens não param por aí, na Coreia existe uma premiação para a mulher bem sucedida profissionalmente e como mãe que leva seu nome, o Prêmio Anual de Saimdang. Além disso, existe uma estátua de bronze em sua homenagem no Parque Sajin, localizado no centro de Seoul e uma rua com seu nome. A artista também recebeu uma homenagem realizada pela emissora SBS da Coreia por meio do drama “Saimdang, Light’s Diary”, que conta um pouquinho da história do rosto da nota de 50.000 wons.


Nós do A Coreia Autêntica, esperamos que tenha gostado deste post e de conhecer mais um pouco da história de Shin Saimdang!






Referências:


📝HISTÓRIA - Conheça Shin Saimdang (1504 – 1551), 2021. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Embaixada da Republica da Coreia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BeAnfJnORxo>.


📝KNABBEN, A. Conheça quem está representado no Won o dinheito sul-coreano. Brazil Korea. Disponível em: <https://tinyurl.com/dinheiro-sul-coreano>.


📝MARTINS, C. Shin Saimdang, das telas para a vida. KoreaPost. Disponível em: <https://tinyurl.com/shin-saimdang-historia>.


✍: @jady_lim

🎨: @juuhloureiro

Revisão: @llarissavt

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por A Coreia Autêntica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page