Jeju Chilmeoridang Yeongdeunggut (제주 칠머리당영등굿)
- A Coreia Autêntica
- 12 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2022
É quase impossível falarmos sobre a cultura coreana e não mencionarmos o xamanismo e seus rituais presentes na vida da população coreana desde as dinastias!
Ainda hoje, qualquer tentativa de compreender a Coreia e a sua cultura necessita de um certo conhecimento sobre a antiga tradição xamânica cujo objetivo é ajudar as pessoas a se reconectarem com sua verdadeira natureza e vitalidade interior.
E aí, surgiu um pouquinho de curiosidade? No post de hoje, falaremos um pouquinho sobre o Jeju Chilmeoridang Yeongdeunggut (제주 칠머리당영등굿), um antigo ritual xamânico que já foi realizado em quase todas as cidades e aldeias da Ilha de Jeju.
Os Ritos de Jeju para a deusa do vento, ou Jeju Chilmeoridang Yeongdeunggut, se trata de uma série de rituais que há muito tempo eram realizados por moradores da ilha para adorar a deusa Yeongdeung halmang (também chamada vovó Yeongdeung), com o intuito de obterem uma pesca/colheita abundante e manterem em segurança os pescadores que trabalhavam no mar.
Segundo a crença popular tradicional dos ilhéus de Jeju, no primeiro dia do segundo mês lunar, Yeongdeung deixa sua casa e chega à Ilha de Jeju, visitando todas as aldeias, campos agrícolas e casas, e traz notícias sobre a próxima colheita no outono antes de voltar no dia 15 do mesmo mês para sua casa na “Terra do Filho Celestial” (no sul do rio Yangtze na China).
Além disso, o ritual foi nomeado Chilmeoridang (que significa literalmente “santuário de sete cabeças”) porque o local onde se situa o santuário original, devido às suas características topográficas, se assemelhava a uma criatura com sete cabeças.
Referências:
📝: UNESCO Heritage in Korea. Korea.net. Disponível em: <https://www.korea.net/AboutKorea/Culture-and-the-Arts/UNESCO-Treasures-in-Korea>.
📝: Intangible Cultural Heritage of Humanity. Korea.net. Disponível em: <https://tinyurl.com/cultural-heritage-kr>.
📷:
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Kommentare