Nova Onda Hallyu? Plataformas globais de streaming mudam seu ambiente de mídia
- A Coreia Autêntica
- 8 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2022
Nova Onda Hallyu? Plataformas globais de streaming mudam seu ambiente de mídia em benefício à popularidade de conteúdos coreanos.

Com o grande sucesso de produções sul-coreanas como “Squid Game/Round 6” e “All of Us Are Dead”, plataformas globais de streaming, em especial a Netflix, desencadearam uma nova tendência hallyu e estão atraindo uma gama ainda mais ampla de espectadores!
Park So-jeong, professora assistente de pesquisa de comunicação na Seoul National University, em uma conferência acadêmica online nomeada como “A Netflix está liderando a Onda Coreana ou vice-versa?”, disse que: “O desenvolvimento da hallyu está intimamente relacionado à transformação do ambiente midiático. E a Netflix está sinalizando uma nova transformação: não apenas oferecendo um novo ambiente em termos de indústria, mas também criando um novo comportamento de consumo".
Após conduzir entrevistas e observar os sistemas baseados em algoritmos e recomendações da Netflix, a professora ainda adiciona que tais sistemas contribuíram para a introdução de “k-contents” para expectadores globais por aumentarem as chances de usuários, que não consumem conteúdo coreano, os encontrem em suas recomendações.
Um exemplo desse novo alcance global por meio das telinhas de TV somos nós! De acordo com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), aqui no Brasil ambos Netflix e conteúdos coreanos estão se beneficiando, já que ao facilitar acesso à conteúdos coreanos em seu catálogo e oferecer dublagens mais profissionais a plataforma de streaming atrai mais usuários, ao mesmo tempo que o impacto da hallyu em espectadores estrangeiros aumenta ainda mais.
No entanto, Jin Dal-yong, professor de comunicação da Simon Fraser University e coorganizador da conferência, alertou que entender as relações de poder entre as plataformas digitais e os criadores locais do conteúdo, em meio à sua crescente popularidade, é fundamental, usando o exemplo de "Squid Game”, em que, apesar de seu sucesso e o lucro de $900 milhões de dólares por parte da Netflix, o diretor da série e sua equipe não receberam pagamento extra.
Referências:
📝: LEE, G.L. "Netflix-led media environment changes benefit K-content's popularity: scholars". The Korean Times. Disponível em: <https://www.koreatimes.co.kr/www/art/2022/04/688_327015.html>.
📷: BRZESKI, Patrick. "Netflix to Release 25 Korean Originals in 2022". The Hollywood Reporter. Disponível em: <https://tinyurl.com/tendencia-hallyu>.
✍️: @llarissavt
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @jady_lim
Comments