top of page

O Tigre e sua Simbologia para a Coreia do Sul

Atualizado: 29 de mai. de 2022

Devido à sua grande força e astúcia, a figura de um felino tornou-se parte da identidade do povo coreano e até hoje desempenha um importante papel nessa cultura, em que está presente desde a formação da sociedade até os dias atuais.


A figura do tigre, presente em diversos ambientes na Coreia do Sul, como nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, com a mascote Hodori que representou o enérgico e confiante espírito esportivo sul-coreano, ou como símbolo da seleção nacional de futebol e Taekwondo, e até em umas das melhores universidades da Coreia do Sul, a Korea University, que tem como mascote um tigre, foi resultado de uma lenda regional passada de geração a geração. Mas como será que o tigre manteve um nível tão alto de respeito e destaque na cultura coreana?


 

  • A história do surgimento do Tigre na Coreia


Descrito em muitos dos populares contos antigos como um deus da montanha ou um animal divino simbolizando uma nação, como o dragão na China, o leão no Egito e o elefante na Índia, o tigre faz parte da cultura coreana desde o início da civilização coreana com o surgimento da “A Lenda de Dangun” (ou Dangun Shinhwa — 단군신화), o primeiro mito de soberania na mitologia coreana que conta a história da fundação do primeiro reino da Coréia, Gojoseon (a.C. 2333 — a.C. 108).


Segundo a lenda, Hwan-ung — o filho do senhor dos céus — desceu à Terra para viver entre os humanos. Em suas jornadas ele conheceu um tigre e um urso que queriam se tornar humanos. Os dois animais foram submetidos a um julgamento em que tiveram que ficar dentro de uma caverna por 100 dias sobrevivendo apenas de artemísia e alho.


O urso conseguiu resistir a esse teste de paciência e, como resultado, foi transformado em uma dama humana com quem Hwan-ung se casaria. Posteriormente, a senhora daria à luz um filho, Dangun. Dangun estabeleceria o primeiro Reino da Coréia em 2333 a.C. e governaria por séculos. Enquanto isso, o tigre foi deixado vagando como um tigre, por não ter suportado a provação e acabou, portanto, não conseguindo realizar seu desejo.


  • A representação dos tigres em contos e lendas


“Era uma vez, há muito, muito tempo, quando o tigre fumava cachimbo” (‘호랑이 담배 피우던 시절’). É assim que muitos contos infantis coreanos começam, com esta frase que significa algo que remonta a tempos passados.


Sendo considerado um dos símbolos do povo coreano, o tigre é uma presença constante ao longo da história da mitologia e no folclore coreano, ocupando um lugar de destaque em muitos contos e pinturas.

Muitas vezes, a maneira como os animais são retratados nas estórias e contos folclóricos infantis são o que mais nos impressionam, não é mesmo? E mais do que outras formas de serem narradas com a chegada dos meios digitais, essas histórias são lembradas e transmitidas de geração em geração, como ocorreu entre a população coreana.


No ocidente, se pensarmos sobre contos folclóricas contadas a nós quando crianças, é muito difícil lembrarmos de alguma com a participação de um tigre, mas sempre ouvimos as fábulas de Esopo, como a tartaruga e a lebre, a trabalhadora formiga e o escaravelho, ou até a raposa e as uvas.

E muitas vezes, em julgamentos de caráter tínhamos o costume de nos inspirarmos no caráter do animal da fábula quando crianças. Mas por que será então que nunca falaram sobre um tigre? Diferente dos contos narrados aqui no lado oeste do mundo, tigres em contos folclóricos coreanos são frequentemente os personagens principais!


Você deve estar pensando que, sendo o símbolo da Coreia, o tigre é certamente o herói dessas histórias e possui apenas atributos positivos, mas é aí que está a pegadinha ;)


Na verdade, os tigres nos contos folclóricos coreanos são geralmente retratados de uma forma um pouco menos positiva. Naturalmente, o tigre é forte e feroz, mas em muitos contos folclóricos e infantis coreanos, o querido tigre também é um tolo local. Em um país que talvez admire o pensamento aguçado e a astúcia sobre a força e o poder brutos, nosso amado tigre é muitas vezes enganado ou propenso a cometer erros tolos. Talvez a moral seja que inteligência e abordagem sejam mais importantes do que tamanho e força.


Apesar disso, em alguns contos o tigre é descrito como uma criatura agradável que ajudava os humanos e retribuía as suas boas ações, ao passo que em outras, era tão ignorante e tolo que se deixava enganar facilmente pelas pessoas, permanecendo assim amigável e querido.


  • O papel do tigre apresentado em artes coreanas


Embora a descrição de sua personalidade possa variar segundo o folclore, nas artes, a figura do felino é retratada de maneira bem semelhante. Uma das características mais marcantes retratada por artistas sobre o tigre coreano são os olhos. Eles muitas vezes são salientes e pintados de amarelo brilhante. Este é um aspecto recorrente da maioria, senão de todas as artes com o tigre como tema.


Para algumas pinturas, esse destaque dos olhos felinos é usado como ferramenta para acentuar a ferocidade do tigre, e em outras, cria uma característica mais cômica. O estilo específico de desenhar os olhos é frequentemente pensado para realçar a natureza majestosa do tigre, além de destacar sua aparência ousada como o ponto focal da pintura.


Arte Minhwa do período Joseon retratando quatro tigres e pegas (um tipo de pássaros). Geralmente, pegas e tigres eram retratados juntos ​​como uma sátira da estrutura hierárquica da sociedade feudal de Joseon.
Arte Minhwa do período Joseon retratando quatro tigres e pegas (um tipo de pássaros). Geralmente, pegas e tigres eram retratados juntos ​​como uma sátira da estrutura hierárquica da sociedade feudal de Joseon.

De modo geral, a figura do tigre é retratada de diferentes formas em pinturas e esculturas coreanas, algumas, o retratam como um ser distante e extraordinário, enquanto outras mostram um lado mais amável e amigo do animal vivendo entre as pessoas. O tigre é um tema bem popular de arte e pinturas na Coréia.

Através de algumas dessas obras, você pode ver evidências do significado e da posição sagrada na sociedade coreana ao longo da história, como sua simbologia de boas notícias e proprietário do poder de afastar o mal como crença popular e religiosa.



Sanshin, um guardião da montanha frequentemente retratado com um tigre coreano, contribuindo para a importância sagrada do tigre.
Sanshin, um guardião da montanha frequentemente retratado com um tigre coreano, contribuindo para a importância sagrada do tigre.

Em Sansindo, uma pintura do século XIX, é retratado Sansin, um espírito guardião de uma montanha encostado ou montado nas costas de um tigre. De acordo com a pintura e interpretadores, o espírito guardião enviou o tigre para dar paz e proteção à aldeia. E isso contribuiu para a consolidação de uma imagem duradoura do tigre como um guardião sagrado!


Nos túmulos reais é possível encontrar esculturas de tigres, pois acreditavam que estes protegiam os locais sagrados onde sepultavam os seus mortos. Segundo registos históricos do início da era Joseon, durante os reinados de reis como Taejong, Sejong, Munjong, e Danjong, havia rituais locais para pedir chuva nos quais se oferecia uma cabeça de tigre como sacrifício.


  • O Tigre Branco


Arte Minhwa do período Joseon retratando Baekho, o Tigre Branco coreano
Arte Minhwa do período Joseon retratando Baekho, o Tigre Branco coreano.

Você sabia que na cultura coreana o tigre coreano branco possui um significado especial? Na mitologia coreana, acredita-se que quando um tigre passou por muitas provações e entendeu o verdadeiro significado da vida, ele ficou branco e se tornou sagrado. Em sua sabedoria, concentrou-se nas ações dos governantes do povo e ficou muito zangado quando eles não serviam bem ao seu povo. Como tal, dizem que o tigre branco fez e ainda faz com que os poderosos se tornem humildes e os ricos se tornem generosos em sua presença.



Hodori (à esquerda), mascote do Jogos Olímpicos de 1988, e Soohorang (à direita), mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.
Hodori (à esquerda), mascote do Jogos Olímpicos de 1988, e Soohorang (à direita), mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Podemos notar sua importância ao ser escolhido como mascote da Coreia sempre que eles mostram o país em escala mundial. Quando Seul sediou as Olimpíadas de 1988, ‘Hodori, o tigre’ era uma figura popular. O tigre branco (백호, baek-ho), em particular, é historicamente reverenciado na sociedade coreana e foi usado como símbolo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang.

 

Chegando ao fim de mais um assunto super interessante de se ler, conseguimos ver que o famoso 호랑이, ou tigre em português, está fortemente associado à cultura coreana sendo visto como representante da identidade dos coreanos. Os tigres na Coréia do Sul são um símbolo de força e poder, além de serem muitas vezes vistos como o espírito guardião e protetor do povo coreano.


Esses felinos bastante poderosos e fortes são frequentemente apresentados em muitos contos e histórias folclóricas coreanas. Algumas pessoas até comentam que a própria península coreana se assemelha a um tigre esperando para atacar!


E embora existam rumores ocasionais sobre avistamentos de tigres na DMZ (zona desmilitarizada), é claro que você não encontrará tigres selvagens na Coréia hoje. No entanto, no passado, os tigres vagavam livremente pela península coreana. Os tigres que desciam das montanhas eram uma ameaça muito real e significativa para as pessoas que viviam na Coréia. Naturalmente, isso levou a muitos contos dando vários avisos e moral sobre interações com tigres. É nessas histórias que a história do lugar do tigre na Coréia foi mais documentada.


 

Referências:





📝:APLACEFORUSTODREAM. "Era uma vez…". Disponível em: Coisas da Coreia.

📝:GENE AW. Tigers’ Place in Korean Folktales. Disponível em: Go! Go! Hanguk.

📝:KORE LIMITED. The Korean Tiger: A Hallmark of Korean Identity. Disponível em: KORELIMITED - Keepin Our Roots Eternal.

📷:


✍️: @llarissavt

🎨: @juuhloureiro

Revisão: @jady_lim

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por A Coreia Autêntica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page