Os três reinos e estados coreanos: Goguryeo (고구려)
- A Coreia Autêntica
- 6 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022
No final do período Gojoseon, os estados tribais surgiram um após o outro na Manchúria e na Península Coreana, o povo de Buyeo, por exemplo, foi um deles, os quais estavam estabelecidos nas planícies ao longo do rio Songhuajiang na Manchúria e Jilin. Posto isso, o povo de Buyeo tinha como as suas principais atividades a cultivação de safras e a criação de gado, incluindo cavalos, e no início do século I d.c., começaram a chamar o seu principal líder de rei, e a se relacionar com outros países, sendo um deles a China. Todavia, no final do século III, os Buyeo foram incorporados a Goguryeo.
Portanto o reino desmoronou durante o estabelecimento da confederação regional, mas as pessoas que fundaram Goguryeo e Baekje se orgulhavam de serem herdeira do povo de Buyeo. Assim sendo, Samguk sagi que significa (História dos três reinos) mostra que Gojumong, que fundou o reino de Goguryeo em 37 a.c, era originalmente de Buyeo. Posto isso, a história afirma que Goguryeo prosperou muito em áreas próximas à montanha de Baekdusan e ao longo do rio Amnokgang (Yalu), o reino desde sua fundação, e conquistou vários pequenos estados na região, até mesmo mudou sua capital para Gungnaeseong (Tonggu), perto de Amnok. Depois de muitas guerras, afastou as forças leais à Dinastia Han e expandiu seu território até liaodong no oeste e ao norte da península coreana no leste. Logo, se tornando um estado poderoso e exercendo controle sobre a Manchúria e a parte norte da Coreia.
Haviam também vários pequenos estados, como Okjeo e Dongye que acabaram sendo incorporados por Guguryeo, Okjeo oferecia, por exemplo, sal e peixe, a Goguryeo, já o povo de Dongye tinha como produtos especiais, o arco e a flecha conhecido como dangung e o gwahama (uma espécie de cavalo pequeno o suficiente para passar desimpedido sob as árvores frutíferas).
Ademais, a área ao sul de Gojoseon foi ocupada por um grande grupo de pequenos estados, incluindo Mahan (era uma confederação de cinquenta e quatro pequenos estados compostos de 100,000 famílias no total, localizadas nas atuais províncias de Gyeonggi-do, Chungcheong-do e Jeolla-do), Jinham (localizado em uma área que incluía os atuais Daegu e Gyeongju) e Byeonhan (estava localizado em uma área que incluía os atuais Gimhae e Masan), e esses três mini estados eram conhecidos por Samhan que tem por significado “três estados han”.
Em sequência, os Estados mais poderosos, Goguryeo, Baekje e Silla, gradualmente se estabeleceram na Manchuria e na península coreana. Principalmente Goguryeo, que foi o primeiro dos três reinos a se estabelecer como um país soberano, iniciando assim, a sua expansão no final do século I, e adotando um sistema centrado na figura do rei no final do século II. Já, no início do século IV, o Rei Micheon de Goguryeo expulsou facções leais à Dinastia Han da Península Coreana.

Por fim, em 372 (o segundo ano do reinado do rei Sonsurim), Goguryeo adotou o budismo e um código de leis para estabelecer um sistema de governo adequado, estabeleceu também o Taehak, um instituto educacional confucionista.
Curiosidade: o rei Gwanggaeto, o Grande, filho do rei Sosurim, expulsou Khitan (eram um grupo étnico proto-mongol que dominou a maior parte da Manchuria e parte do Norte da China desde o século X até inícios do XII.), Sushen (etnia chinesa), Dongbuyeo e expandiu seu território para a Manchúria. Ele também capturou muitas das fortalezas de Baekje no sul e ajudou Silla a superar uma crise afastando os invasores Wako.


Referências:
📝: Korea Net. “Three Kingdoms and other States”. Disponível em: <http://www.korea.net/AboutKorea/History/Three-Kingdoms-other-States>. Acessado em: 20 de agosto de 2020.
📸: Korea net.
✍️: @isa.meendes
Comments