Webtoon: A Dominação do Mercado Mundial
- A Coreia Autêntica
- 16 de abr. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2022
Estórias sobre romances épicos, batalhas históricas, estudantes com super poderes, vampiros, agentes secretos, a vida dos trabalhadores das lojas de conveniência, a linha tênue entre ódio e amor em colegas de oficina, casamento arranjado ou fake: As pessoas apreciam tudo isto e muito mais!

Do doce ao satírico, do mundano a mundos fantásticos, seja de terror frio a um romance aquecedor, pelo menos um em cada três coreanos lê webtoons, seja em casa ou durante as deslocações e pausas para café.
A maioria dos países produzem escritores e artistas que criam telas desenhadas para a Internet, porém, na Coreia os webtoons são um fenômeno cultural e econômico nacional! Pode-se dizer que uma das razões para o surgimento desse fenômeno se deve à indústria informática bem desenvolvida que originou uma variedade de plataformas que facilitam a criação, consumo e distribuição de conteúdos digitais.
"Mas o que seria exatamente um Webtoon?" Vamos introduzir a você um pouco desse mundo!
Webtoons são basicamente tiras de banda desenhadas verticalmente, visualmente e tematicamente ricas, totalmente criadas para a internet e adaptadas à mesma, além de serem a última geração de uma forma de arte amada, e aquela cuja inovações vêm todas diretamente da Coreia.
Os webtoons surgiram como um desejo de adaptar e facilitar a leitura para o novo mundo que viria a surgir lá no comecinho dos anos 2000. Até então, as estórias que eram publicadas na internet continuavam a possuir o mesmo formato de mangás.
O formato vertical nasceu como uma necessidade dos artistas se expressarem e se adaptarem às publicações na internet, já que a Coreia do Sul passava por uma escassez de produtoras. Pode-se dizer que os "Webtoon" são a revolução dos artistas, nascendo da necessidade dos artistas de exporem suas artes e contarem suas estórias.
Com isso, se desprendendo da ideia de publicações em formato de livros, a adaptação foi quase natural ao se adaptar para a experiência de leitura na web. A partir disso, a estrutura dos webtoons nunca mais foi a mesma!
"E quando surgiu o primeiro Webtoon?"
O primeiro webtoon a ser publicado nesse formato foi publicado em 2002. Cartunistas de jornais bem conhecidos como o 박광선 (Pak Kwang-su) do 조선일보 (Chosun Ilbo) publicaram seu primeiro webtoon em partes porque os leitores utilizavam correio eletrônico para acompanhar o seu trabalho. Assim, no início dos anos 2000, a primeira geração de artistas coreanos de tiras desenhadas, que incluía 신승훈 (Shim Seung-hyun, escritor de "파페보보 메모리즈 ou Papepopo Memories"), 권윤주 (Kwon Yoon-ju, escritor de "Snowcat") e 정철연 (Jeong Chul-Yeon, escritor de "Marine Blues"), ganharam destaque entre olhos curiosos.
Depois, grandes empresas como Daum e Naver criaram sites específicos somente para postagem e leitura de webtoons. A Daum foi a pioneira ao fazer isso em 2003, e a Naver no ano seguinte.
Em poucos anos, as barreiras de acesso desapareceriam com a rápida adoção de smartphones e tablets, que desde então tornaram possível a 80% da população coreana lerem webtoons em qualquer lugar, a qualquer momento. À medida que o uso do smartphone crescia, também o termo "webtoon", usado para estabelecer uma distinção entre as tiras de quadrinhos desenhados e criados para os meios de comunicação impressos convencionais e as feitas exclusivamente para consumo online.
Conforme o conceito de webtoons se tornou popular e de conhecimento público, os portais como os citados acima desenvolveram os seus próprios sistemas para incubar novos talentos. Os artistas e escritores interessados em explorar temas que não teriam encontrado lugar na indústria de tiras e quadrinhos tradicionais da Coreia - que decorreu no final dos anos 90 pela devastação econômica da crise financeira asiática e pelas restrições da Lei de Proteção de Menores - após publicação de tiras desenhadas adultas terem sido postas a um fim, se veriam beneficiados com a nova paisagem de tirinhas e quadrinhos na web já que esse tipo de distribuição ofereceu a liberdade de lidar com uma gama mais vasta de temas do que nunca!
Podendo assim satisfazer o desejo dos leitores de emoções profundas, dimensões psicológicas complexas, críticas sociais, e mesmo detalhes realistas da vida cotidiana.
Longe de ser qualquer hobby ou passatempo, webtoons são sinônimo de profissionalismo e muito investimento por parte das grandes empresas. Isso também atrai os olhares dos artistas.
Por onde e quais plataformas encontrar webtoons:
Pelo menos 120.000 aspirantes a artistas de tirinhas e quadrinhos enviaram o seu trabalho para o mundo através de portais coreanos, cujos números se multiplicaram. Cerca de 500 artistas criaram séries que não só continuam até hoje, publicando uma ou duas vezes por semana, mas que o fizeram durante mais de 300 episódios. Isto criou um robusto mercado nacional de webtoon, cujo valor estimado é acima de 100 milhões de wons.
Não são apenas os membros premium do portal que criam valor, mas também as vendas de mercadorias e os direitos de adaptação, cada vez mais presentes em países fora da Coreia. Os webtoons com maior visibilidade neste mercado tendem a sair dos três grandes portais: Naver, Daum, e o mais recentemente estabelecido, Lezhin Comics.
Incorporando cada novo aspecto da tecnologia na própria composição e estrutura do seu trabalho, os webtoons somente se adaptam. Os criadores continuam a desenvolver outras técnicas para elevar a experiência sensorial para os seus leitores. Os mais recentes webtoons fazem uso de uma série de efeitos impossíveis no papel, tais como vozes e outros sons, animação, e até mesmo imagens tridimensionais e efeitos cinéticos usando a função de vibração do smartphone.
Os lugares em que eles podem ser encontrados são o Naver Webtoon, talvez o mais famoso de todos. O app funciona tanto para android, IOS e desktop. O leitor pode escolher qualquer webtoon livremente, podendo baixar eles em formatos grátis, de livre leitura (normalmente são os webtoons que estão em andamento tendo capítulos postados uma vez por semana) e leitura diária (um capítulo por dia). O app usa a moeda de troca chamada "Coins", que são usadas para quando o leitor não aguenta esperar por outra semana para ler o próximo capítulo e opta por pagar para ter acesso ao seguinte antes de ser liberado de forma gratuita. E o mesmo se aplica para obras já terminadas, o leitor pode ler um capítulo de graça por dia e se quiser ler o resto tem que comprar o acesso. O app também tem a aba de originais (que são as obras que o webtoon paga para serem produzidas e tem o Canvas, que é um lugar onde todos podem publicar suas obras.
Outro site seria o Tapas, que assim como o Naver, está disponível em todas as plataformas e desktop. Ele oferece grande variedade de gêneros, mas o mais famoso de todos é o Isekai, quase todos os webtoons desse gênero são postados diretamente nele. A plataforma funciona a base de Ink, moeda de troca do Tapas, que dá acesso ao leitor 3 capítulos de graça e depois oferece a opção de compra do resto dos capítulos com Ink. O diferencial dele com o app do Naver Webtoon é que o leitor pode ir gerando gotas de Ink assistindo anúncios e alguns desafios que o app dá!
O seguinte é o Tappytoon, que segue um formato familiar aos outros dois. O leitor pode navegar pelas séries por gênero ou atualizações recentes. Títulos mais adultos são encontrados em uma categoria separada. Como outras plataformas, você pode ler alguns capítulos de amostra antes de usar os Tokens para acessar o restante de uma série. Alguns títulos operam sob um modelo “Time Till Free” onde você deve esperar pelo menos 24 horas antes de poder ler o próximo capítulo. Isso torna a maratona uma série difícil, mas é uma opção econômica.
A Lezhin Comics se autodenomina editora de webtoons premium – a ideia aqui é que, seguindo um modelo premium, dá aos criadores mais liberdade criativa com os tipos de séries que eles contam. Como resultado, muitas das séries mais famosas do Lezhin se enquadram na categoria madura ou adulta. O número de capítulos de amostra que se pode ler antes de pagar pode variar, às vezes pode ser lido até sete capítulos. Assim como a Tappytoon, a Lezhin agora oferece séries selecionadas sob o modelo “Wait Until Free”, que permite ao leitor ter acesso a um webtoon pago após um determinado período de tempo.
E por último, entre as plataformas destaque se encontra a Webcomics! Como uma plataforma relativamente nova para quadrinhos desde o lançamento de seu aplicativo móvel em 2018, a empresa expandiu sua seleção de quadrinhos para incluir mais do que a maioria das outras plataformas oferecem.
A maioria dos quadrinhos são gratuitos, mas alguns episódios de quadrinhos devem ser adquiridos usando as “gemas” ou “moedas” da plataforma, que podem ser obtidas através da compra no aplicativo ou simplesmente abrindo o aplicativo por um determinado período de tempo (por exemplo: 5 minutos equivalem a 20 moedas), além de também haver a opção de obtê-las por meio de outras tarefas diversas, como compartilhar códigos ou participar de pesquisas.
Vai uma dica: uma alternativa para ver todos os quadrinhos de graça é comprar uma assinatura e pagar uma taxa mensal ou anual.
Tudo isso sem mencionar os sites clandestinos que na sua grande maioria são feitos por fãs e entusiastas de webtoons que se encarregam de trazer a tradução dos mesmos, fazendo uma competência direta com as grandes plataformas que na maioria das vezes levam mais tempo para disponibilizar as obras em diversos idiomas.
A tamanha influência dos webtoons é tanta que eles estão dominando a televisão! É incontável o número de obras que foram e estão sendo adaptadas para as telas de nossas casas. Os dramas coreanos baseados em webtoons coreanos em destaque nos últimos meses são "All of Us Are Dead", "Hellbound" e "Business Proposal", que ganharam popularidade global através da Netflix, que acabaram por aumentar ainda mais a influência dos webtoons coreanos no mercado mundial.
Os Webtoons têm gerado um sem precedentes entre os leitores domésticos. Todos os fatores apontam para uma globalização dos webtoons coreanos, bem como do modelo coreano de webtoon. Quando o mundo se cansar inevitavelmente dos super-heróis ao estilo americano, irá certamente acolher todos estes estudantes de alto estilo, almirantes corajosos, vampiros apaixonados, fantasmas que flutuam entre este mundo e o próximo, espiões guitarristas de rock, e part-timers descontentes.
Referências:
📝: MIN, Y. J. LEE, J. H. "Korean webtoon platforms dominate global market: report". Korea.net. Disponível em: <https://www.korea.net/NewsFocus/Culture/view?articleId=213142&pageIndex=1>.
📝: "Korean webtoons entertain the world". Korea.net. Disponível em: <https://www.korea.net/NewsFocus/Culture/view?articleId=133278>.
📝: Meidi, Nai e Mari. "Webtoons: O que são e como eles se reproduzem?". Pod Falar de Webtoon, Spotify. Disponível em: <https://tinyurl.com/pod-falar-de-webtoon>.
📷:
✍: @gmz_nana
🎨: @juuhloureiro
Revisão: @llarissavt
Comments