Templo Haeinsa e a Tripitaka Koreana
- A Coreia Autêntica
- 6 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022

Como uma das estruturas mais antigas do templo Haeinsa, o Tripitaka Koreana possui um arsenal de Tripitaka - que é uma coleção de escrituras budistas que foram feitas durante o período de Goryeo (918-1392) - e está guardado no complexo Janggyeong Panjeon, que foi criado justamente para esse propósito, em 1488, no templo.
Os depositários do Tripitaka têm como principal característica sua forma científica e eficaz de regular a umidade e ventilação, de forma que o armazenamento dos blocos de madeira com as escritura sejam mantidos de forma segura. Dessa maneira, o design exclusivo e a forma eficaz de controle de ventilação natural - que explora muito os ventos do vale da montanha Gayasan - tornam esse local muito especial.
Além disso, a estrutura das janelas colaboram para que essa metodologia funcione adequadamente, pois elas possuem diferentes tamanhos e são colocadas em fileiras, tanto superiores quanto inferiores, nas parte da frente e atrás do depositário e, também, possui um piso construído com camadas de carvão, areia, sal e argila, que ajudam para o controle de umidade do local, conservando o patrimônio de forma incrível.
Referências:
📝:UNESCO Heritage in Korea. Korea.net. Disponível em:<https://www.korea.net/AboutKorea/Culture-and-the-Arts/UNESCO-Treasures-in-Korea>
📸: Haeinsa, el templo budista más importante de Corea del Sur. Mochileros 2.0. Disponível em: <https://mochilerosdospuntocero.com/asia/corea/templo-haeinsa-tripitaka-coreana/>
✍️: @rayliani_
🎨: @isa.meendes
Revisão: @buzanin
Comments